Ninguém pensa no divórcio até quando realmente precisa dele. Ou então, faz uma poupança divórcio. Infelizmente isso são coisas que realmente acontecem de forma imprevisível. O valor pago para um advogado depende muito do tipo de matrimônio do casal. Ao contratar um advogado o processo fica muito mais simples, mas ainda assim há a possibilidade de solicitar o trabalho da defensoria pública dos Estados, que é uma instituição que presta assistência jurídica gratuita para pessoas que não podem pagar por isso. Depende muito do tipo de divórcio para conseguir entender o tempo que isso realmente vai levar. O consensual ou amigáveis, onde não há disputa de bens, podem ser feitos adequadamente no cartório e normalmente acontecem no mesmo dia, mas desde que não existam filhos menores de 18 anos ou incapazes. Mas, se houver uma disputa de guarda dos filhos, o processo dura de três a cinco anos.
Quando o divórcio realmente é a escolha a se seguir, o primeiro passo é conversar com os envolvidos. Após isso, procure um advogado especializado em direito civil, que cuidará de enviar o pedido de divórcio ao cartório. Com isso, serão preciso os seguintes documentos:
- Certidão de casamento.
- RG e CPF dos cônjuges.
- Comprovante de residência.
- Certidão de nascimento dos filhos.
- Se houver bens a serem divididos, todas as certidões de propriedade dos imóveis e outros documentos que comprovem os bens, como documentos de carros.
- Não é necessário reunir notas fiscais dos móveis da casa.
Para entender melhor qual modelo de divórcio cabe na sua realidade, a dica é contratar um escritorio de advocacia BH. Não se preocupe que aqui na Lamy e Oliveira, nós iremos cuidar de tudo para você!
Comentários no Facebook