O divórcio é um passo muito difícil na vida de qualquer casal, pois representa mudanças não previstas dentro de uma união. Antes de decidir se divorciar definitivamente, é necessário refletir profundamente sobre os motivos que têm te levado a pensar em optar por ele. Caso ele seja realmente inevitável, a dica é procurar um advogado especializado para começar a cuidar do seu caso de forma simples e rápida. Uma certa impessoalidade é necessária para qualquer relação profissional. Por isso, é importante buscar um advogado diferente do seu parceiro e que já possa ter ajudado um amigo antes. De acordo com o IBGE, em 2013 foram realizados 324 921 divórcios concedidos em 1ª instância e sem recursos ou por escrituras extrajudiciais.
Vale lembrar que desde 2007, houve mudanças na legislação brasileira o que ampliou e facilitou o processo retirando a exigência de prazo de separação para o fim do matrimônio, casais sem filhos menores de 18 anos ou incapazes e sem bens podem realizar o pedido do divórcio no cartório, extrajudicialmente. No entanto, se o processo não for tão amigável assim, a dica é que desde o primeiro momento haja a figura de um advogado no cenário. Isso lhe da garantia de que todos os seus direitos sejam regidos pela lei.
Para finalizar, com relação a valores, isso depende de vários fatores já que precisa entender se ele vai ser judicial ou se vai ser feito em cartório, se tem filhos menores de idade ou incapazes envolvidos, qual a situação dos bens que serão partilhados (se estão livres e desembaraçados, ou se estão comprometidos com dívidas, empresas ou terceiros). Nesses casos consultar seu advogado e tire todas as dúvidas antes de entrar com o pedido de divórcio. Caso você não tenha nenhum advogado, entre em contato conosco da Lamy e Oliveira Advogados e Associados.
Comentários no Facebook